Quando a Boca Cala o Corpo Fala! Estudo De Caso

“Cada organismo nasce com uma forma natural de lidar com o stress e, com os traumas vivenciados, acabando por ir perdendo a sua capacidade flexível de retornar ao seu estado saudável.
O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância do cuidado e atenção que devemos ter com a forma de expressarmos os nossos sentimentos.
Levo a refletir sobre os bloqueios emocionais e a não demonstração dos
sentimentos que dão origem a quadros de somatizações, e o quanto essas
doenças caracterizaram a sua forma de sobrevivência perante os
acontecimentos da vida.”

Dando corpo ao corpo na Anorexia Nervosa: Aplicação dos princípios teóricos e de técnicas da Psicoterapia Corporal à Anorexia Nervosa

Apesar do corpo constituir um elemento chave nas Perturbações do Comportamento
Alimentar (PCA), as intervenções orientadas para o corpo não estão presentes em
muitos tratamentos específicos para esta patologia. Alguns estudos sugerem a eficácia
destas intervenções, contudo são ainda muito escassos os estudos de eficácia.

A Mudança da Paisagem Corporal

A relação fisioterapeuta-paciente é usualmente caracterizada por momentos de tensão, incómodo ou dificuldade na partilha de emoções, devido muitas vezes à intervenção directa no corpo dos pacientes. Esta problemática normalmente é vista como um choque aos limites do paciente. Mas sendo a única forma de resolução de um problema físico, este sujeita-se à aplicação das técnicas mas sem o consentimento devido ou relaxamento/confiança no tratamento necessário(a).

O rolo de bioenergética

O rolo de bioenergética é uma ferramenta terapêutica usada na Psicoterapia Corporal Biodinâmica, sendo uma variação do banco de bioenergética de Lowen. Os principais objetivos desta técnica são trabalhar as restrições da musculatura superficial e profunda e a abertura do tórax para uma maior amplitude e fluidez da inspiração.

A linguagem do corpo

No momento atual, na nossa cultura, damos ao corpo apenas a função funcional, sem conhecer realmente as suas potencialidades. A valorização do corpo é feita de forma estereotipada pelo padrão de beleza. A linguagem do corpo supõe a indispensável preservação da unidade corpo-mente, o seu cuidado numa tarefa integrada com o desenvolvimento e a educação da personalidade como um todo.

O corpo também vivencia a época festiva!

Dezembro é tradicionalmente, na nossa cultura, uma época familiar. Desde o Natal, até ao Dia de Reis e Passagem de Ano, há sempre um pretexto para momentos de reunião familiar, em muitos casos, momentos de prazer, celebração e união, mas que para algumas pessoas representam também momentos de stress e tensão. Podemos observar a agitação dos corpos que se movem com o aproximar das reuniões familiares, e em alguns casos, alguma retração e tensão durante Ler mais…

A psicoterapia corporal na visão de Kathrin Stauffer

A propósito do imperdível workshop de Kathrin Stauffer em Portugal, de 22 a 24 de novembro no Porto, partilhamos convosco a sua visão do que é este trabalho da psicoterapia corporal. “A psicoterapia corporal considera os seres humanos como um todo integrando corpo, alma, mente e espírito. Somente se essas quatro partes trabalharem em conjunto, elas formarão uma pessoa totalmente viva, tão grande (no sentido de unidade) quanto possível. A psicoterapia corporal visa ajudar as Ler mais…