WORKSHOP

INTERVENÇÃO EM TRAUMA PSICOLÓGICO

INFORMAÇÃO GERAL
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO
INVESTIMENTO
FORMADORES
CERTIFICADOS

Ferramentas psicocorporais para uma intervenção em trauma.

AÇÃO DE FORMAÇÃO | 17H | 24, 25 e 26 FEVEREIRO 2023 | PRESENCIAL COIMBRA | EM INGLÊS

Um evento, situação ou experiências que uma pessoa esteve exposta, direta ou indiretamente, e que despertaram nela sensações negativas, podem ser potencialmente traumáticos. Os momentos vividos deixam registadas emoções que provocam lembranças desconfortáveis, desagradáveis e dolorosas, a designada memória traumática. O trauma psicológico, quando revivido, desencadeia diversos sintomas de ordem física e psicológica, comprometendo a capacidade cognitiva, podendo interferir na postura e comportamento natural da pessoa. Sabemos atualmente, nomeadamente pela investigação em neurociências, que quando o circuito neuronal, responsável pela resposta de medo e ansiedade, diante de estímulos aversivos não apresenta uma resposta adequada conduz à Perturbação de Stress pós-traumático – PSPT. Para que um trauma seja vencido, a pessoa precisa superar a experiência negativa que sofreu. O objetivo não é esquecer, mas sim sentir-se capaz de lidar com a memória não se sentindo afetada, paralisada, angustiada... pela lembrança daquele momento. A situação traumática, sentimentos e emoções experienciados e registadas na mente e no corpo para serem trabalhados requerem conhecimento da teoria sobre trauma psicológico bem como ferramentas de intervenção ajustadas e únicas da dinâmica corpo-mente. Existem várias intervenções que um profissional poderá utilizar para ajudar uma pessoa que se encontre nesta situação. Ferramentas da psicocorporal numa visão integrativa são uma oportunidade de conhecimento para a intervenção em trauma.
Ao participar nesta ação de formação irá ter a oportunidade de adquirir conhecimento teórico da dinâmica corpo-mente no trauma psicológico, conhecer e praticar ferramentas e formas de intervenção especificas para a intervenção clínica.
Esta ação de formação destina-se a Profissionais que pretendam aprofundar conhecimentos na área da intervenção em trauma psicológico, podendo posteriormente aplicá-los na sua prática profissional.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

- Conceitos base da intervenção em trauma;
- Intervenções para alcançar estados pessoais de recursos e estabilizar clientes traumatizados;
- Recursos, âncoras e locais seguros;
- A importância da consciência dual;
- Intervenções para trabalhar as memórias traumáticas titulando a excitação autonómica usando âncoras;
- Intervenções para trabalhar as memórias traumáticas, complementando memórias fragmentadas.

 

 

 

INSCRIÇÕES ATÉ 17 DE FEVEREIRO 2023

PARA QUESTÕES ADICIONAIS
ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO