CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

PSICOTERAPIA CORPORAL INTEGRATIVA

CURSO de LONGA DURAÇÃO - 3 a 5 anos

A psicoterapia corporal tem as suas raízes no trabalho de Wilhelm Reich, pioneiro na ligação mente-corpo na década de 1920. Na atualidade diversos estudos em neurociências, nomeadamente as pesquisas desenvolvidas por António Damásio, vêm comprovar esta ligação bem como a necessidade de uma intervenção clínica mais abragente na área da saúde.

O curso de Psicoterapia Corporal Integrativa engloba várias abordagens diferentes para trabalhar com o corpo, principalmente Vegetoterapia Reichiana e Psicologia Biodinâmica. É integrativa porque assimila outras filosofias, modelos e métodos como a Gestalt, abordagens transpessoais e Relações Objeto. Chama-se Psicoterapia Corporal, porque leva em conta especialmente a maneira como o corpo também está envolvido na nossa vida psicológica, mantendo o trauma e expressando angústia, bem como incorporando e expressando bem-estar e prazer.

Os psicoterapeutas corporais podem fazer uso de uma gama eclética de técnicas, algumas das quais poderão envolver o trabalho direto com o corpo. As técnicas utilizadas são derivadas de diversas abordagens terapêuticas (por exemplo, Massagem Biodinâmica, Gestalt, Bioenergética). Até mesmo o simples uso da consciência corporal pode abrir todo um mundo negligenciado de informações, tanto para o cliente quanto para o terapeuta.

OPP acção formativa acreditada-02
EABP Logo