fbpx
EnglishPortuguese
a linguagem do corpo

A linguagem do corpo

No âmbito do relacionamento social, a interação, o estar com o outro, envolve a comunicação e a linguagem. A linguagem verbal é completada pela linguagem do corpo e o próprio corpo constitui uma fonte de mensagens mais ou menos subtis. A linguagem corporal pode estar em sintonia com a linguagem verbal, mas pode contradizer a comunicação verbal. O inconsciente é expresso na linguagem corporal.

Facilmente poderíamos colocar aqui a linguagem corporal como comunicação não verbal, também o é! Mas é mais do que comunicação não verbal. A linguagem corporal inclui a consciência corporal e a autoanálise.

O corpo é uma mensagem para os outros, nas relações interpessoais, nas dinâmicas sociais e familiares, mas também para o próprio na consciência (ou ausência dela) de si mesmo.

Por exemplo, uma reunião de trabalho, ou uma reunião familiar, pode comunicar, através da linguagem corporal, uma imagem reveladora da proximidade, distância, conflitos… apenas pela forma como os elementos do grupo se movimentam entre si ou como movimentam os braços. Cada minúscula parte do corpo procura a homeostasia como lei de sobrevivência inata, a dissonância que possa estar a ocorrer entre o desejo inconsciente – estar nesse local, com essas pessoas, ou não estar – será vivenciado.

No momento atual, na nossa cultura, damos ao corpo apenas a função funcional, sem conhecer realmente as suas potencialidades. A valorização do corpo é feita de forma estereotipada pelo padrão de beleza. A linguagem do corpo supõe a indispensável preservação da unidade corpo-mente, o seu cuidado numa tarefa integrada com o desenvolvimento e a educação da personalidade como um todo. O corpo e a mente constituem uma unidade que opera segundo regras intrínsecas.

São os braços que se cruzam, ou as pernas inquietas que nos demonstram a dificuldade em estar no aqui-agora, é o ritmo da respiração que nos revela o grau de ansiedade ou de tranquilidade, é a dilatação da pupila quando dois apaixonados se encontram. A linguagem corporal pode incluir qualquer movimento ou reflexo que comunica uma mensagem.

A compreensão da linguagem corporal pode ser utilizada como desenvolvimento pessoal através da consciência do que se vive. A pessoa pode adquirir consciência do que acontece, do que vive e como vive as experiências no seu próprio corpo.

Esta consciência devidamente treinada, transformar-se-á em automática e produzirá mudanças físicas e psíquicas que enriquecem a consciência. Da mesma forma que este enriquecimento é válido para o desenvolvimento pessoal, também o é para qualquer gestor, pessoa de negócio, professor, educador… Um bom líder sabe que a linguagem corporal envia mensagens a nível corporal, mental e emocional, que podem colocar ou quebrar barreiras no envolvimento e na comunicação.

Partilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email