fbpx
EnglishPortuguese

PROGRAMA DE MINDFUL EATING

A Alegria de comer conscientemente

Formadora - Teresa Ranieri

Junte-se a nós às 18h30 do dia 11 de Janeiro de 2022 e conheça o nosso programa.

8 sessões síncronas

Semanalmente, aos sábados

Das 16h às 18h30

Mindful Eating é um programa de 8 sessões baseado nas práticas da atenção plena que ajuda a restabelecer um relacionamento saudável e feliz com a alimentação e o nosso corpo. Este programa foi criado por Jan Chozen Bays (pediatra e autora do livro Mindful Eating: Re-descobrir um relacionamento feliz e saudável com a comida) e pela psicóloga Char Wilkins.

Mindful Eating é um processo que procura integrar o corpo, a mente e o coração na escolha, preparação e ingestão dos alimentos e envolve todos os sentidos. Isso permite-nos ser curiosos ao investigarmos as nossas respostas à comida e às nossas pistas internas de fome e saciedade.

Este Programa não é guiado por tabelas, dietas, pirâmides ou calorias mas dirigida pela experiência interior de cada um de nós, momento a momento. Também a alimentação consciente substitui a autocrítica pela gentileza e autocuidado. Substitui a vergonha pelo respeito da sua própria sabedoria interior.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Suportes didáticos
  • Manual em formato PDF
  • Gravações para apoio da prática

A inscrição é formalizada apenas após a realização de uma entrevista com a formadora, existindo um número mínimo de 8 vagas e máximo de 12. 

O que é Mindfulness e como aplicá-lo à comida

Slowing Down — a pausa e a fome

Estar cheio, Saciedade e Satisfação

Identificar padrões de condicionamento relacionados com o acto de comer.

Emoções e consciência corporal

Os alimentos e o humor

Ânsia: desejar a comida (e não só) de forma obsessiva

A fome do coração

Teresa Ranieri

Teresa foi bailarina, professora e coreografa, reconhecida internacionalmente desde 1985 até 2013, quando decidiu de mudar o seu foco profissional para o ensino de programas baseados em Mindfulness em diferentes contextos sociais, apoiando outros seres humanos na procura de mais equilíbrio na própria vida.

  • Mestrado em Pedagogia (Bruckner Universität, Austria) com uma dissertação sobre a integração de Mindfulness como filosofia de ensino das Artes Corporais;
  • Mestranda do curso de pós-graduação “Teaching Mindfulness ” Departamento de Psicologia, Bangor University (Reino Unido)
  • Certificação pelo ensino do MBSR (Mindful-Based Stress Reduction), Mindful Academy (Espanha) com Bodhin Philip Woodward e Kathy Ward;
  • Certificação pelo ensino programa Mindful Eating-Conscious Living com Jan Chozen Bays, MD and Char Wilkins, MSW (Mindfulness-Based Professional Training Institute, University of California- San Diego).

INVESTIMENTO

200
  • Inscrições até 22 de Janeiro

Público em geral interessado em desenvolver as suas competências para responder numa foram mais consciente à padrões alimentares compulsivos.

  • Identificação das nossas verdadeiras necessidades
  • Diagnóstico de padrões reativos e pouco saudáveis, permitindo a possibilidade de nos libertar dos mesmos.
  • Integração do corpo, da mente e do coração na escolha, preparação e ingestão dos alimentos, envolvendo todos os sentidos.
  • Reconhecer as nossas respostas à comida e aos nossos sinais internos de fome e saciedade.

Certificado IPPC

Os formandos terão acesso a um certificado de participação emitido pelo IPPC, desde que participem em, pelo menos, 80% das horas totais (isto é, 7 sessões).