WORKSHOP

Contribuições de António Damásio e a Psicoterapia Corporal:

Paisagem Corporal, Propriocepção e Consciência​

Com Ricardo Rego

10 de Julho - sessão síncrona, via Zoom

14h30 às 18h30

Os avanços da neurobiologia nas últimas décadas trazem contribuições importantes para a psicoterapia corporal. Serão abordados nesta formação os contributos de António Damásio sobre o processo de consciência e como esse processo, e os contributos associados, podem ser incorporando ao conhecimento tradicional do campo neorreichiano em particular e da psicologia em geral.

Psicólogos e outros profissionais de saúde

No final da formação, o formando deverá ser capaz de utilizar informações relativas à auto-percepção do paciente e do próprio psicoterapeuta na sua prática clínica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• Conceitos introduzidos por António Damásio: proto-self, paisagem corporal, consciência central, consciência ampliada;
  • A utilização da propriocepção e da interocepção em contexto clínico de psicoterapia;
  • Técnicas e conceitos de Stanley Keleman: somagramas, método dos 5 passos;
  • Exemplos clínicos da utilização desse referencial.

RICARDO REGO

• Médico, analista biodinâmico
  • Diretor do Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica
  • Doutor em Psicologia
  • Revisor da tradução do livro Análise do Caráter e de 4 outras obras de Wilhelm Reich
  • Autor do livro “Deixa vir… Elementos clínicos de Psicologia Biodinâmica” – editora: Axis Mundi.

• Das 14h30 às 18h30
  • Sessão síncrona - via zoom
  • Inscrições até 05 de Julho

Certificação IPPC

Os formandos terão acesso a um certificado de formação profissional emitido pelo Instituto Português de Psicoterapia Corporal, desde que participem em pelo menos 90% das horas totais (i.e. 19h) e obtenham uma pontuação final superior a 9,5valores (escala de 0 a 20).