CURSO DE

Fundamentos Básicos da Psicoterapia Corporal Biodinâmica

e-learning - 20 horas

Esta é uma formação inicial, teórica, em Psicoterapia Corporal Biodinâmica, com uma duração total de 20 horas.

Diferentes trabalhos de investigação, nomeadamente os trabalhos em neurociências desenvolvidos por António Damásio têm validado que as atitudes psicológicas afetam a postura e o funcionamento do corpo.

A Psicoterapia Corporal de matriz Biodinâmica – que é o foco desta formação – integra um complexo entrecruzamento de influências de diferentes correntes teóricas, desde a teoria Reichiana à Neo-reichiana, passando pela integração, numa perspetiva mais atual, das pesquisas em neurociências e das ciências psicológicas, o que proporciona um modelo integrativo na intervenção clínica. Serão ainda exploradas de forma teórica, diversas ferramentas terapêuticas utilizadas nesta abordagem.

Início a 5 de Dezembro de 2020

Término a 12 de Dezembro de 2020.

Datas de formação:
5 Dezembro | 8 Dezembro | 12 Dezembro

até 27 de Novembro 2020
  • Inscrição 50€
  • Propina Total a partir de 150€

Objetivos

• Reconhecer a psicoterapia corporal biodinâmica na sua contextualização histórica;
  • Identificar os modelos e princípios de intervenção em psicoterapia corporal;
  • Descrever a dinâmica psíquica orientadora na matriz biodinâmica;
  • Adquirir conhecimentos de anatomia e fisiologia na perspetiva emocional;
  • Enumerar aspetos do Código de Ética relevantes em Psicoterapia Corporal.

Duração

4 encontros com num total de 20 horas, 15 horas síncronas e 5 horas assincronas.

Modelo e-learning com recurso à plataforma Moodle e aplicação Zoom para sessões síncronas.

Destinatários

Público em geral, particularmente profissionais e finalistas na área da saúde e outros profissionais com interesse na perspetiva da unidade funcional corpo-mente.

Formadoras

Licenciada em Psicologia e mestre em Psicologia Clínica;

Especialização em Psicoterapia Corporal, reconhecida pela Associação Europeia de Psicoterapia Corporal (www.eabp.org);

Membro efetivo da OPP e da EABP;

Formadora desde 2006;

Exerce Psicologia Clínica e Psicoterapia em contexto individual e de grupo.

Licenciada em Fisioterapia na Escola Superior de Vale do Sousa;

Formada em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto Português de Naturopatia;

Curso de Master na Escuela de Osteopatia de Madrid.

ConteúdosFormador

Apresentação;

Objetivos e funcionamento da formação;

História – De Reich a Gerda Boyesen;

Princípios e modelos da psicoterapia Corporal.

Conceição Marques-Silva

Freud, o inconsciente e o estudo da dinâmica psíquica;

A consciência Corporal e as alterações somáticas;

Respiração e movimento como ferramentas de acesso ao inconsciente.

Anatomia e Fisiologia na perspetiva emocional.Filipa Coutinho

A Ética na Psicoterapia Biodinâmica;