WORKSHOP
COMO LIDAR COM AS BIRRAS?
Destinatários
Público em geral
Objetivo geral:
Conhecer a ocorrência de birras em diferentes idades
Compreender as birras expressão no processo de desenvolvimento
Objetivos específicos:
No final das sessões o formando, deverá ser capaz de:
- Aplicar ferramentas que auxiliem no controlo das birras
- Desmistificar conceitos associados
- Compreender o conceito de birra e a sua envolvência
- Diferenciar birra normativa de disfuncional
Coordenação Científica
Conceição Marques-Silva
- Um fenómeno chamado birra
- Diferentes birras em diferentes idades
- Birras e necessidades individuais
- A escuta ativa das birras
- Técnicas comportamentais
Carla Martins
O meu nome é Carla Martins sou Psicóloga da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento. Com formação complementar em técnicas de Psicoterapia Corporal Biodinâmica, Hipnose Clínica, Barras de Access e Mindfulness.
O contacto com crianças e com as suas birras começou desde cedo, com os primos mais novos e a irmã. Mais tarde passou pelas salas de estudo onde trabalhei, pelas minhas consultas e mais recentemente pelo contexto escolar sem esquecer os supermercados e shoppings.
Era uma realidade bem presente, então surge a necessidade de responder à pergunta “Dra. o que é que eu faço? Já não sei mais o que fazer” e assim aliei a procura de conhecimento àquilo que aplicava nas minhas consultas e nos diferentes contextos em que me movia. Então, porque não passar esta experiência aos outros?
Não podemos eliminar as birras mas é possível controlá-las.
Certificação IPPC
Os formandos terão acesso a um certificado de participação emitido pelo Instituto Português de Psicoterapia Corporal, desde que participem em pelo menos 3 das 4h da formação e submetam com sucesso a reflexão final.
Aprender a mobilizar recursos internos no sentido de eficácia para a promoção de regulação da criança no momento da birra
WORKSHOP | CARGA HORÁRIA - 4H | 2 SESSÕES SÍNCRONAS, VIA ZOOM
As birras são um estado emocional pelo qual todos nós podemos passar em algum momento durante a infância. Situações de birra podem demonstrar frustração ou expressar uma necessidade.
Apesar de normativas, tornam-se problemáticas quando são muito frequentes ou quando a criança na adquire autorregulação num período de tempo expectável.
Para acalmar a criança o adulto terá que mobilizar recursos internos no sentido de eficácia para a promoção de regulação da criança no momento da birra. A birra normativa, com um adulto com resposta adequada à mesma, permite à criança uma ajuda essencial para a construção da personalidade.
Neste workshop poderá aprender e treinar atitudes e comportamentos promotores de gestão de emoções perante a situação de birra.