Movimento Psico-Activo

Programa “Movimento Psico-Activo”

O que é?

Este, é um programa concebido e promovido pelo IPPC, no qual são desenvolvidos ciclos de workshops vivenciais, dedicados a temas específicos, através de exercícios e métodos da psicoterapia corporal.

Pode conhecer os workshops promovidos pelo IPPC aqui.

Cada ciclo de workshops tem uma duração entre 3 e 5 sessões e, dependendo das disponibilidades dos dinamizadores e do nº de interessados, poderá ter uma ou várias edições.

Ao longo destes workshops, os participantes têm a oportunidade de realizar vários exercícios podendo, de forma vivencial, conhecer conceitos e recursos específicos da psicoterapia corporal e, eventualmente, beneficiarem-se destas experiências.

A quem se destina?

Todos os workshops desenvolvidos no âmbito do Programa “Movimento Psico-Activo” são concebidos de forma a permitir a participação de qualquer pessoa, profissional ou não, com ou sem experiência na área da psicoterapia corporal. Os participantes vêm para aprofundar o conhecimento a respeito de si próprios, talvez para encontrarem respostas para si mesmos ou pela simples curiosidade. Importante mesmo, é a disponibilidade para experimentar, permitindo-se colher os frutos das vivências individuais e de grupo.

Como funciona?

Todos os workshops são vivenciais, consistindo em exercícios individuais, em pares ou em grupo, sempre num ambiente de completo acolhimento e respeito pelas particularidades de cada um.

Olhar, tocar, sentir ou fazer determinados movimentos, são possibilidades de exercícios, todos eles relacionados com o corpo enquanto espaço onde acontecem e ficam registadas emoções.

O movimento e outras experiências corporais, são um meio de expressão dessas mesmas emoções e, talvez, um caminho para agirmos sobre elas. Então, assim, no seu próprio ritmo, cada um poderá ir um pouquinho mais longe na consciência do seu corpo, talvez mesmo na descoberta de novas possibilidades de movimento ou no contacto com sensações desconhecidas e, quem sabe, no reconhecimento de como as suas emoções estão presentes nos seus movimentos ou guardadas como memórias em alguma parte do corpo.

No final de cada workshop, é reservado um espaço para que cada participante, se o desejar, partilhe com o grupo as suas vivências ou, quem sabe, as suas dúvidas ou descobertas e, assim, todos ficam enriquecidos com as experiências individuais e colectivas. Mas, claro, há também espaço para que alguém não queira partilhar pois, afinal, o respeito pelo ritmo de cada um é uma característica fundamental destas dinâmicas e de todo o trabalho desenvolvido pelo IPPC.

Para cada ciclo de workshops, são definidos exercícios específicos adequados ao tema em foco. No entanto, pode acontecer que algumas dinâmicas sejam comuns a vários temas, o que é natural e até desejável, permitindo assim uma mais fácil ligação entre as vivências para aqueles que participem em workshops dedicados a temas diferentes.

Como são definidos os temas?

Numa fase inicial, os temas foram definidos pelo IPPC, tendo em conta a experiência dos seus responsáveis com a prática clínica individual e de grupo através da psicoterapia corporal. No entanto, o objectivo é que, , nos faça as suas propostas de temas que possam ir ao encontro dos seus interesses.

Uma boa forma de fazer sugestões de temas, será através da identificação de um problema ou dificuldade ou eventualmente, de algo que lhe suscite curiosidade. Feita a sugestão, o IPPC irá analisá-la e desenvolver uma proposta adequada.

Apresente-nos as suas sugestões. »